sábado, 18 de fevereiro de 2012

Pimentel: o novo homem-bomba da política cearense

Senador pelo PT há pouco mais de um ano, José Pimentel provocou algo que a prefeita Luizianne Lins (PT), após uma série de desentendimentos com os Ferreira Gomes, jamais conseguiu: revoltar todo o PSB, demais partidos da base aliada e até integrantes da própria sigla. Justo Pimentel, conhecido pelo equilíbrio das palavras, pelas posições nada polêmicas. O ex-ministro da Previdência tem a fama, dentro e fora do meio político, de ser um sujeito que evita a qualquer custo gerar uma confusão pública.

 Mas eis que o petista, talvez cansado da rotina, decidiu fazer algo diferente. Elencou alguns projetos federais, tirou não se sabe de onde que os recursos enviados para cá voltaram por falta de projetos, e conseguiu gerar uma crise que deve mandar para o espaço a já convalescente aliança entre PT e PSB.

 De quebra, injetou combustível em um movimento do partido do governador que pode dificultar os planos de Luizianne de eleger seu sucessor. É o “Atitude 40”, lançado oficialmente na última quinta-feira e repleto de pessoas dispostas a implodir a aliança que garantiu a eleição e a reeleição de Cid para o Governo do Estado e a reeleição da prefeita Luizianne Lins em Fortaleza. O governador será pressionado como nunca a romper com a sigla petista e abraçar uma candidatura do PSB. O fato é que ele se convence mais dessa ideia a cada dia que passa.

 Achar uma lógica para a atitude de Pimentel é o desafio posto para os que se aventuram a analisar os meandos da política cearense. Para a imagem do ex-ministro, por exemplo, o fogo cruzado não foi nada positivo. O petista sai totalmente desgastado do epísódio e ainda carregando a pecha de mentiroso. Afinal, Petrobras e Caixa Econômica Federal negaram que verbas foram tomadas de volta do Estado por falta capacidade administrativa, reforçando o discurso do governador. 

 A única resposta plausível para a postura de Pimentel - que ainda deve estar atordoado depois das muitas pancadas que levou - seria o real desejo de ser candidato a prefeito de Fortaleza. Sem a simpatia do Palácio da Abolição, o caminho para o senador postular a sucessão de Luizianne Lins ficaria aberto com PSB fora da aliança. Um passo importante nessa direação já foi dado. Petistas de um lado, Ferreira Gomes do outro, e a certeza de fortes emoções nos próximos meses. 

 O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário