quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Deputado Roberto Claudio anuncia inovações na retomada dos trabalhos da AL


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), abriu na manhã desta quinta-feira (02/02) a segunda Sessão Legislativa da 28ª Legislatura. A solenidade de instalação contou com a presença do secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Eduardo Diogo de Siqueira, representando o governador Cid Gomes. O presidente da Casa anunciou inovações no funcionamento do plenário e garantiu todo esforço para garantir a produtividade do Poder em ano eleitoral.

Durante a sessão, o secretário fez a entrega da mensagem governamental, conforme preconiza a Constituição do Estado do Ceará. O documento, lido pelo primeiro secretário da Casa, deputado José Albuquerque (PSB), contém a prestação de contas das ações do Governo e resultados alcançados pelo Executivo em 2011, e os planos para este ano. Os deputados Antonio Carlos (PT), Moésio Loiola (PSD) e Lucílvio Girão (PMDB) foram convidados para receber o secretário.

Roberto Claudio disse que a Assembleia tem se esforçado para intensificar a produtividade legislativa e, sendo 2012 um ano eleitoral, é mais desafiador. “Nós somos agentes políticos e temos responsabilidade com nossas bases eleitorais”, assinalou. O deputado acrescentou que a Mesa Diretora, junto com os demais deputados, vai manter o mesmo ritmo de atividades e inovar em algumas atividades.

Sobre a postura que o Parlamento vai adotar nesse ano de eleição ressaltou que, mesmo encarando como natural os debates municipais e políticos na pauta, “vem sendo uma preocupação corrente manter os debates em nível respeitoso, em torno de questões de interesse da população. Conforme avaliou, essa é uma oportunidade para o Parlamento aprofundar a participação proativa, produtiva e construtiva em torno dos debates do estado do Ceará”.

O presidente disse que este ano serão adotadas algumas medidas. Ele citou a instalação do sistema biométrico de identificação para registrar a presença e o voto dos deputados. Ainda nesse semestre, segundo Roberto Cláudio, será implantada a transmissão das sessões em telões de led no Plenário. 

A Assembleia também vai contar com a virtualização do processo Legislativo. A expectativa é que em três meses a medida seja integralmente implementada. “Será uma profunda mudança cultural do parlamento cearense, o primeiro do Brasil a implantar essa medida, que vai garantir eficiência, agilidade e modernização e, o que é principal, transparência”, completou. 

Estiveram presentes ainda na solenidade o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena (PT); a defensora pública geral do Estado, Andrea Coelho; além dos secretários estaduais das Cidades, Camilo Santana; da Cultura, Professor Pinheiro; e da Fazenda, Mauro Benevides Filho; e do vereador de Fortaleza, Professor Elói (PSB). 

Asembléia Legislativa-Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário