quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Parlamentares comentam substituição do ministro das Cidades

O líder do Partido Progressista na Câmara será o novo ministro das Cidades. 

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) vai substituir o ex-ministro Mário Negromonte (PP-BA), que pediu exoneração nesta quinta-feira, após uma série de denúncias envolvendo a sua gestão. 

 As principais denúncias eram relativas ao suposto favorecimento na destinação de verbas a uma prefeitura da Bahia e a uma suspeita de fraude na implantação do novo sistema de transportes de Cuiabá, no Mato Grosso. Dois funcionários ligados ao ministro foram exonerados antes de sua demissão. O convite a Aguinaldo Ribeiro evita um possível arranhão nas relações entre o governo e o Partido Progressista. O anúncio da troca no Ministério das Cidades ocorreu minutos antes da sessão de abertura do ano legislativo, nesta quinta-feira, e foi bem recebido pelo presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles (RJ). "Acabo de receber o telefonema da presidente da República dizendo que o Palácio está anunciando agora a nomeação do deputado Aguinaldo Ribeiro para o Ministério das Cidades. 

O deputado Aguinaldo Ribeiro tem muito valor, é competente, trabalhador e muito representativo da bancada, de modo que o partido está de parabéns pela escolha da presidenta Dilma". 

 Aguinaldo Ribeiro nasceu em Campina Grande, na Paraíba, tem 42 anos de idade e é administrador de empresa. Cumpre o primeiro mandato como deputado federal e lidera a bancada do PP desde agosto do ano passado. Já o ex-ministro Mário Negromonte vai retomar o seu mandato de deputado federal. Desde o início do governo Dilma Rousseff, nove ministros já deixaram suas pastas, a maioria sob a acusação de suposta irregularidade.

 Rigor nas ações 

Para a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o governo tem agido com o rigor necessário. "Mais do que falar são as ações. As mudanças têm sido executadas. No ano passado, por exemplo, as estatísticas de punição a servidores foram muito significativas. 

Então, em determinadas situações, é melhor fazer do que falar. A presidente tem colocado, de forma sempre clara, a responsabilidade e o compromisso com a boa aplicação do dinheiro público". O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, concorda. "É natural no governo que haja mudanças. A presidenta, quando montou o seu primeiro ministério, montou a partir de uma realidade que foi, durante o ano, se transformando e exigindo que houvesse transformações. 

O importante é que a presidenta Dilma atuou, em todos os momentos, de forma rápida e incisiva, fazendo as mudanças que precisavam ser feitas. Tenho ouvido muito falar em 'crise' em relação ao Executivo. Não há crise. Há mudanças necessárias que foram encaradas de frente pela presidenta Dilma". 

 Recomendações 

Aguinaldo Ribeiro disse que a primeira recomendação recebida pela presidente Dilma Rousseff é agilizar os programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida. Sobre denúncias de irregularidades quando ocupava a Secretaria de Agricultura da Paraíba, o deputado disse este é um assunto vencido, já que as acusações foram esclarecidas pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal Regional Federal. O deputado Leonardo Gadelha (PSC-PB) assumirá a vaga de Aguinaldo Ribeiro na Câmara. O substituto na liderança do PP na Câmara será definido nos próximos dias. 

 Reportagem - José Carlos Oliveira 
 Edição – Regina Céli Assumpção

Nenhum comentário:

Postar um comentário