sábado, 28 de janeiro de 2012

Grupos políticos também dominam regiões no Ceará

Além de ocuparem municípios isolados, algumas oligarquias também chegaram a comandar regiões no Ceará. São exemplos os Bezerra, no Cariri, e os Feitosa e os Aguiar, nos Inhamuns.

 A família Bezerra de Menezes - principalmente os irmãos Adauto Bezerra e Humberto Bezerra -constituiu um grupo político familiar dominante no poder estadual e no Cariri cearense e um grupo econômico nacional entre as décadas de 60 e 80. 

 Ainda hoje, encontram-se resquícios do grupo político na Região do Cariri. É o caso do deputado federal e atual líder da bancada cearense no Congresso Nacional, José Arnon Bezerra (PTB). Apesar de não candidatar-se a nenhum cargo, Adauto Bezerra participa indiretamente de processos eleitorais no Cariri, em especial no município de Juazeiro do Norte. 

 No período da primeira República brasileira, a família Feitosa exerceu forte influência na política local da Região dos Inhamuns. Até hoje, a família possui nomes na vida política do Estado como, por exemplo, o do empresário Chiquinho Feitosa, que já foi deputado federal e hoje preside o Partido Democratas (DEM) no Ceará. 

Além dos Feitosa, na atualidade, também exerce influência na região a família do atual vice-governador do Ceará, Domingos Filho, que já foi presidente da Assembleia Legislativa e prefeito do município de Tauá. Seu pai, Domingos Aguiar, foi político influente nos Inhamuns. 

 Sapipa Informativo
 (Ranne Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário