segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Candidatura do PMDB é irreversível, diz Andrade

Dirigente diz que o ministro Hélio Costa vai disputar independentemente do cenário nacional

Não foi preciso mais de 48 horas para que o presidente do PMDB mineiro, deputado federal Antônio Andrade, rebatesse a tese petista discutida no sábado, de que a chance de o PT lançar candidato próprio a governador é de 110%.

O PT possui dois pré-candidatos: o ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. A insistência das duas legendas desenha um cenário de palanque duplo para a presidenciável petista, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Nesta segunda-feira (1), em almoço com o presidente do PSB mineiro, deputado estadual Wander Borges, Andrade afirmou que a candidatura própria do PMDB em Minas independe da situação nacional e estadual.

"O PMDB terá a candidatura própria do ministro das Comunicações, Hélio Costa, ao Governo de Minas em qualquer situação. O PMDB terá candidatura própria independentemente do cenário nacional e estadual", disse o cacique peemedebista, em referência à recente pré-candidatura à Presidência da República do governador do Paraná, Roberto Requião, e à hipótese de o vice-presidente, José Alencar (PRB), disputar o Palácio da Liberdade.

"Acredito que José Alencar irá candidatar-se ao Senado. Trabalho com esta informação oficial", argumentou o peemedebista. Ele disse ainda que as conversas com o PSB ficam em aberto por causa da indefinição nacional.

Já o dirigente do PSB informou que sua legenda em Minas aguarda definição sobre a candidatura do deputado federal e ex-ministro Ciro Gomes, cotado para a Presidência da República ou o Governo de São Paulo.

Borges confessou que, caso a opção do PSB seja pela candidatura de Ciro Gomes à Presidência, a tendência é de que o partido também dispute o Palácio da Liberdade com um nome próprio. Hoje, completou ele, o nome seria o do ex-ministro das Relações Institucionais Walfrido dos Mares Guia. Outro nome na chapa majoritária do PSB é do ex-embaixador do Brasil em Cuba Tilden Santiago.

Wander Borges assinalou que o cenário atual é de um "tabuleiro de xadrez muito complicado", e disse ainda não saber se a legenda poderá integrar a base de apoio da candidatura do atual vice-governador Antonio Anastasia (PSDB). Na semana passada, a professora Ana Lúcia Gazzola, que é filiada ao PSB, foi nomeada para o cargo de secretária de Estado de Desenvolvimento Social. O presidente do PSB avisou que, independentemente das costuras eleitorais, o partido não exigirá que Gazzola deixe o posto.

Fonte: Hoje em dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário