sexta-feira, 5 de março de 2010

Três passos para o entendimento

Humberto Costa e João Paulo estabelecem roteiro para tentar definir candidato ao Senado sem necessidade de prévias

No encontro realizado ontem, em Brasília, entre o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, o ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) e o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa (PT), para definir quem será o nome do PT no Senado na chapa do governador Eduardo Campos (PSB) ficou acertado três passos para um entendimento. A intenção dessa estratégia é dar um tempo para as desavenças serem resolvidas e evitar um desgaste desnecessário para a campanha da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).


Foto: Credito: Sergio Figueiredo/Divulgação - 4/1/07
O primeiro passo refere-se à realização ou não de prévias. O final de março foi o prazo estipulado para que o PT no estado decida se realizará ou não a disputa interna. Até lá, a orientação da direção nacional é ter muita conversa entre as duas principais lideranças de Pernambuco. O segundo passo é tentar distensionar o clima de acirramento que se instalou entre os integrantes da tendência de Humberto, a Construindo um Novo Brasil (CNB), e o de João Paulo, o Campo de Esquerda Unificado (CEU). O terceiro passo inclui uma reunião individual entre cada postulante com o presidente Lula e outra com Dilma. O presidente do PT nacional se comprometeu em articular os encontros.

Se depois de todo esse ritual os dois não chegarem a um consenso sobre quem deve disputar o Senado, o caminho será a prévia, mesmo contrariando a recomendação da Executiva Nacional do PT, aprovada ontem pelo diretório nacional. A orientação é evitar as prévias nos estados. Apesar da conversa entre Dutra, Humberto e João Paulo não ter chegado a um "denominador comum" quanto ao nome do PT que disputará o Senado, serviu pelo menos para mudar o clima de acirramento entre os dois. Eles classificaram o encontro como tranquilo e positivo.

O diálogo com Dutra durou cerca de 40 minutos. Humberto esteve acompanhado do presidente regional do PT, Jorge Perez e da deputada estadual Teresa Leitão (PT). Os dois fazem parte da CNB. João Paulo foi sozinho. Por telefone, o ex-prefeito disse que os dois acertaram para cada um falar com seu pessoal. "O objetivo é fazermos o máximo para distensionar os dois grupos. Ele vai conversar com a CNB e eu com o CEU. Também solicitamos um encontro com Lula e Dilma. O final de março foi definido para escolheremos que caminho tomaremos. Se será o entendimento ou a prévia", afirmou. Segundo João Paulo, o nacional "jogou pesado" para não ter prévias nos estados, mas o estatuto do partido prevês a disputa interna se não houver consenso. "Se tiver será uma prévia rápida. Mas isso só ocorrerá se não tiver jeito", afirmou João Paulo.

Segundo Humberto, se até março um deles decidir abrir mão da disputa a questão estará resolvida. "Senão vamos definir qual o melhor fórum de decisão. Se será o encontro estadual ou a prévia. Também ficou acertado uma conversa entre João Paulo e eu. Mas ela não será pública", antecipou o petista. Em sua avaliação, os encontros com Dilma e Lula serão importante para que cada um explique o que pretende, detalhar suas qualidades para concorrer ao Senado e tambémpara ouvir o que eles têm a dizer. "Temos que encontrar um caminho dentro do partido para resolver a questão. A prévia será a última instância. Vamos tentar uma solução que não precise dela. Só se não tiver jeito nenhum", destacou.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário